Maior usina solar do Brasil está no Piauí e tem quase 1 milhão de paineis

Com 930 mil placas de captação de energia fotovoltaica o Parque Solar Nova Olinda, na cidade de Ribeira do Piauí, a 380 km de Teresina, gera energia para 1 milhão de pessoas. De acordo com a empresa responsável, isso tona o parque o maior do gênero na America Latina. A energia produzida pelas cerca de um milhão de placas solares do parque é capaz de abastecer ao ano, permanentemente, 300 mil residências.

O terreno ocupado pelas placas de energia solar tem aproximadamente 690 hectares, área correspondente a cerca de 700 campos de futebol. As placas se movem de acordo com o movimento de rotação da terra, acompanhando o caminho do sol pelo céu.

O parque foi construído na região da cidade de Ribeira do Piauí. A energia captada pelas placas é transmitida para a subestação da Chesf que fica no município vizinho de São João do Piauí.

O parque será gerenciado pela empresa italiana Enel S.p.A, por meio de subsidiária Enel Green Power Brasil Participações Ltda. A empresa venceu o leilão realizado em 2015 e teve dois anos para construir e iniciar a operação do parque, concluído em 14 meses. A Enel investiu na construção do Parque cerca de US$ 300 milhões, cerca de R$ 1 bilhão.