Entrevista: Henrique Destefani Baiense, Engenheiro de Segurança do Trabalho

Henrique Destefani Baiense é Engenheiro de Segurança do Trabalho e atua na Casa Solar Cachoeiro em todos os detalhes relacionados a projetos e execução de instalação de placas solares fotovoltaicas, garantido assim que toda equipe possa trabalhar de forma segura e de acordo com as normas do setor, assim como proporciona tranquilidade aos clientes, que sabem que podem confiar em uma empresa que preza o bem-estar de sua equipe. Nesta entrevista ele fala um pouco sobre seu trabalho. Confira.

 

Fale um pouco sobre sua formação e experiência profissional.

Trabalho com segurança do trabalho desde os 17 anos de idade. Sempre trabalhei com Higiene Ocupacional, avaliação os riscos ambientais e na elaboração de programas e laudos técnicos, ministrei inúmeras palestras também. Acompanhei vários engenheiros de segurança do trabalho, médicos do trabalho e técnicos de segurança em toda minha vida profissional. Em 2014 me formei da engenharia de produção, exerci esta profissão por dois anos em laticínios e na mineração, experiência que me ajudou muito na minha vida profissional. Em 2016 me formei na engenharia de segurança do trabalho, profissão que exerço até nos dias de hoje. Além de engenheiro, me tornei sócio proprietário da OJB & Portoseg Seg. do Trabalho, empresa com mais de 20 anos de mercado, está empresa foi fundada pelo meu pai, o Sr. Otalino José Baiense, a empresa tem 27 anos, fundada em 1991.

 

De que forma a engenharia atua nesta questão de segurança do trabalho na Casa Solar?

A Casa Solar desde a sua idealização, tem sido planejado com muita cautela em todos os detalhes. E a preocupação com seu quadro de funcionários efetivos não seria diferente. Por isso a direção da Casa Solar viu a necessidade de ter um consultor de segurança do trabalho do nível da engenharia para atendê-los, e garantir uma gestão eficiente no campo da segurança do trabalho. Seguir as normas de segurança é apenas uma obrigação perante as leis. Porém a Casa Solar se preocupa muito além das leis, desde a alta direção até os seus funcionários se preocupam na saúde e integridade física, mental e social de todos. E sem dúvidas essa preocupação toda na segurança e no bem-estar dos efetivos são sentidos pelos clientes. Já que todos os funcionários da Casa Solar passam por treinamentos de segurança e de postura social, além de que a segurança do trabalho não só protege o trabalhador como protege todos em sua volta.

 

Qual a importância de uma empresa atuar em conformidade com as questões relacionadas à segurança do trabalho e de que forma esse cuidado da empresa reflete para os clientes?

A gestão integral da segurança e saúde do trabalho vai além de fornecer apenas os equipamentos adequados, fazer documentos técnicos, seguir as leis. A nossa maior missão quanto profissionais e gestores em SST é educar todos os envolvidos no processo, todos sem exceção, dos operadores até a alta direção. Se conseguirmos educar a todos sobre a segurança do trabalho com certeza terá atingindo nossos objetivos. E a Casa Solar com certeza está atingindo esta missão.